quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Responsáveis pela entidade e função
Diretor Geral: Valdeli Costa Alves
Diretor Administrativo: Ivan Teixeira Leal
Diretor Financeiro: Manoel Ferreira Gomes Filho
E-mail:
valdelimiritong@hotmail.com
Miritong-@hotmail.com

HISTÓRICO DA ENTIDADE
A discussão acerca de uma instituição que fosse capaz de organizar e articular as ações e os grupos que desenvolvem a cultura do artesanato em Abaetetuba, profundamente presente na história do município teve início em 2002 a partir da preocupação evidente de pessoas comprometidas com a sustentabilidade dos recursos naturais presentes no município e da cultura arraigada desde os nossos ancestrais.
Apesar de o movimento ter iniciado em 2002, somente em dezembro de 2005 é que foi oficialmente criada a Associação Arte em Miriti de Abaetetuba (MIRITONG), orientada pelos seguintes objetivos estatutários:
a) Combater a pobreza, visando contribuir para a melhoria da condição de vida de seus associados e demais integrantes da comunidade;
b) Fomentar o desenvolvimento econômico e social da comunidade local, sobretudo entre os jovens, através da exploração do artesanato de miriti;
c) Promoção de ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
d) Apoiar, fomentar e incentivar estudos e pesquisas que dêem suporte técnico e científico à execução de seus projetos, programas, planos e ações;

e) Apoiar, fomentar e incentivar toda e qualquer política ou ação de preservação, plantio e manejo de miritizais da micro-região do Baixo Tocantins.

A MIRITONG é constituída por cerca de 150 (sento e cinqüenta) associados que se encontram divididos em quatro grupos de trabalhos artesanais, a saber: 1- Grupo Arte em Miriti Cores e Encantos da Amazônia; 2- Grupo Cacos e Caroços; 3- Abaeté Artesanato - Brinquedos Educativos de Madeira e; 4- Grupo de Música Reponta-da-Maré. É uma instituição relativamente nova, com limitações, especialmente financeiras, no desenvolvimento de suas atividades e na “implementação” de suas ações que venham a favorecer seus associados e a comunidade local.
Apesar dessas dificuldades a MIRITONG tem desenvolvido atividades de incentivo a pratica do artesanato, e envolvendo principalmente os jovens, divulgando a cultura do trabalho com miriti, participando de exposições e eventos nacionais e internacionais que despertam a auto-estima das pessoas que confeccionam as peças de artesanato, além de oportunizar a valorização de uma tradição tipicamente abaetetubense. No entanto, a associação precisa se fortalecer e criar um caixa que ajude na implementação de atividades básicas e cubra as taxas mensais de manutenção da sede da associação.
ü ABAETÉ ARTESANATO
O Grupo Abaeté Artesanato, iniciou suas atividades no ano de 1999; com o objetivo de gerar ocupação e renda através do reaproveitamento de madeira reciclada em brinquedos pedagógicos e jogos de saúde mental.
Seu público alvo constitui-se de jovens carentes em situação de risco. Devido, semelhantes objetivos juntou-se ao grupo Arte em Miriti em 2002 contribuindo em muito para a organização social da Miritong.
O grupo conta atualmente com 12 (doze) jovens na produção dos brinquedos e jogos. Tem como coordenador Manoel F. Gomes Filho que também é diretor Financeiro da Miritong.
Para o desenvolvimento das atividades deste grupo a Miritong conta com o apoio da Amazon Paper, que cedeu algumas máquinas; ETPP – Escola de trabalho e Produção que nos cedeu um espaço (Galpão) em suas dependências sem o qual não poderíamos desenvolver as atividades devido a Miritong não ter um espaço próprio que conforte este grupo; TERRAPI - Empresa Francesa que nos ofereceu capacitação na área de gestão melhoria e desenvolvimento de novos produtos. Esta última vem contribuindo com a divulgação desses produtos no mercado Europeu.
ü CACOS E CAROCOS
O Grupo Cacos e Caroços utiliza sementes e resíduos da floresta para confeccionar bio-jóias, adereços, ornatos, luminárias, expositores, etc. Esse grupo contribuirá com o grupo de música na confecção de instrumentos musicais.
ü O ARTESANATO EM MIRITI divide-se em quatro subgrupos: a saber:
a) Grupo Arte em Miriti Cores e Encantos da Amazônia. Este grupo desenvolve suas atividades na Sede da MIRITONG denominada FÁBRICA DE SONHOS.
b) Grupo Tauerá de Beja: Suas atividades são realizadas na zona rural (colônia) onde, também desenvolve atividades com manejo da palmeira de Miriti, em parceria com a ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES da localidade.
c) Grupo Pirocaba: Pirocaba é outra colônia do município de Abaetetuba que, reúne jovens artesãos daquela localidade.
d) Grupo da Comunidade do Baixo Itacuruçá. Este grupo pertence à região das ilhas do município. Sua composição é formada majoritariamente por mulheres. Nesta localidade, a MIRITONG esta implantando o experimento para pesquisa da palmeira, em parceria com a CIFOR, EMBRAPA, MUSEU GOELDI e UFRA.
ü ATIVIDADE MUSICAL
Apartir Julho de 2007, o Curso Livre de Música: Reponta-da-Maré, do professor Ney Viola, integrou-se as atividades da MIRITONG. Reunindo aproximadamente quarenta e cinco (45) jovens ávidos por essa atividade artística que, em Abaetetuba, bem como na maioria dos municípios amazônidas, tal aptidão, até pouco tempo repassava-se de pais para filhos em atividades folclóricas ou religiosas. Na atualidade um número considerável de jovens atua no mercado musical, oriundos de iniciativas como a nossa. Nossos jovens músicos distribuem-se em dois subgrupos:
a) Grupo de Cordas e Vocalização – cuja atividade consiste no aprendizado de violão e canto, através de exercícios que abordem os principais movimentos musicais brasileiros;
b) Percussão e Pesquisa – este subgrupo construirá instrumentos musicais com materiais recicláveis e ainda, desenvolverá pesquisa sobre a formação histórica da música Brasileira e Amazônida.
O Curso Reponta-da-Maré tem como objetivo principal levar música à juventude como instrumento pedagógico de desenvolvimento social de agregação dos principais valores humanos como, solidariedade companheirismo, respeito às diversidades, bem como alternativa rentária a essa parcela da comunidade Abaetetubense tão desasistida pela ausência das “políticas públicas”. Ademais, prezamos pelo crescimento psico-motor e emocional, além do conhecimento histórico da música popular, como forma de valorização da auto-estima e da etnia amazônida.
ü PROJETO DE PESQUISA
Visando a Certificação do Miriti e suas benfeitorias para a economia local, bem como a tomada de consciência dos cuidados com a biodiversidade, desde Novembro de 2006 configurou-se a seguinte parceria: CIFOR – Centro Internacional para Pesquisa Florestal; EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária; UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia; Museu Paraense Emilio Goeldi e MIRITONG. Projeto este que se efetiva inicialmente nas seguintes comunidades da zona rural: colônias - Tauerá de Beja; ilhas - Acaraqui, Arumanduba, Bechó, Campompema, Cirituba, Itacuruçá.

Um comentário:

  1. Vi um documntário na SESCTV e gostaria de saber como posso comprar um boneco, tipo palhãço, feito em miriti, que vi. Moro no interior do Rio de Janeiro e não sei onde achar. Posso comprar pelo correio, mediante deposito bancário, em alguma das cooperativas daí? ou na associação?
    Obrigada, parabéns pelo blog e pela arte,
    Ana - Rio

    ResponderExcluir